Heliponto

Introdução a Helipontos

Um heliponto é uma área nivelada ao solo ou localizada no topo de uma edificação, utilizada unicamente para pousos e decolagens de helicópteros.

A diferença entre heliponto e heliporto, é que o heliporto possui um ponto para operações de pouso e decolagem, com a existência de espaços secundários, tais como áreas de reabastecimento, pátios de manobras e hangares para manutenção das aeronaves.

O heliponto de acordo com a sua utilização pode ser classificado como público, privado, militar ou hospitalar.

Heliponto público

Heliponto Público

Heliponto civil destinado ao uso de helicópteros em geral

Heliponto privado

Heliponto Privado

Heliponto civil destinado ao uso de helicópteros de seu proprietário ou de pessoas por ele autorizadas, sendo vedada sua utilização em caráter comercial

Heliponto militar

Heliponto Militar

Heliponto destinado ao uso de helicópteros militares

Heliponto hospitalar Heliponto hospitalar

Heliponto Hospitalar

Heliponto destinado ao uso em hospitais


Uma outra classificação sobre o heliponto, é feita de acordo com a sua operação:
 

Heliponto Diurno - Heliponto onde suas operações são realizadas no período diurno (entre o nascer e o pôr do sol).

Heliponto Noturno - Heliponto onde suas operações são realizadas no período noturno (entre o pôr e o nascer do sol).

Heliponto e Suas Dimensões

No heliponto as suas dimensões são em função do maior helicóptero que irá operar no heliponto. Ou seja, aquele de maior peso máximo de decolagem e de maior dimensão com os rotores girando (B).

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Obs.: No heliponto as dimensões mínimas exigidas são de 18m x 18m.

Heliponto e suas Dimensões Mínimas de Acordo com o Modelo da Aeronave
 
HELIPONTO DIMENSÕESMODELOS DE AERONAVES
18M x 18M R22
R44
R66
BELL JET RANGER
EC 120 COLIBRI
MD 520N
MD 620N
19,50M X 19,50M BELL LONG RANGER
BELL 407
ESQUILO
EC 130 B4
EC 135
20M X 20M BELL 427
AGUSTA A109
21,50M x 21,50M DAUPHIN
EC 155
24M x 24M SIKOSKY 76
BELL 230
BELL 430
25M x 25M AW 139
28M x 28M SUPER PUMA
 
Delimitações da Área de um Heliponto.
 
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Biruta para Heliponto

A biruta é um auxílio visual para pouso e decolagem que fornece indicações de direção e uma estimativa da intensidade do vento de superfície aos pilotos das aeronaves ou helicópteros, constituído de cone de vento, cesta e mastro de sustentação e, eventualmente, dispositivo de iluminação.

A biruta deverá estar localizada de forma a ficar visível de uma aeronave em voo na aproximação para pouso ou na área de movimento e, de tal forma, que possa estar livre dos efeitos de interferências causadas por objetos próximos.

A localização de pelo menos uma biruta deve ser marcada por uma faixa circular de 15 m de diâmetro e 1,2 m de largura. A faixa deve estar centralizada em torno do suporte do indicador e deve ser de uma cor que possa oferecer a visibilidade necessária, de preferência branca.

Nos aeródromos em que são previstas operações noturnas de aeronaves, deve dispor de pelo menos um indicador de direção do vento iluminado, conforme disposto na NBR 12647.

A localização da biruta deve estar:

  • Deslocada a 300 m ao longo da pista, a partir da cabeceira. Caso necessário, a biruta pode ser estendida até 600 m, medido ao longo da pista;
  • Deslocada lateralmente a 80 m, a partir do eixo da pista. Caso necessário, biruta pode ser estendida até 200 m da borda da pista;
  • Em área com baixos níveis de iluminação de fundo;
  • Livre dos efeitos de interferência de ar causados por objetos próximos;
  • Quando instaladas dentro da faixa de pista, ou furando as rampas das zonas de proteção, deverão possuir conexão frangível, devendo-se ter cuidado para que a mesma resista aos esforços máximos de ventos previstos.
  • Quando instaladas fora da faixa de pista, e não esteja furando as rampas das zonas de proteção, poderão ser rigidamente instaladas, utilizando-se inclusive estais.

A cor ou cores da biruta, deverão ser selecionadas de modo a tornar a biruta claramente visível de uma altura de 300m, considerando-se seu destaque no solo.

A biruta poderá ter uma ou duas cores (sendo uma delas obrigatoriamente branca).

Quando as combinações de duas cores da biruta forem mais indicadas, deverão ser previstas cinco faixas alternadas, perpendiculares ao eixo do cone de vento, organizadas de modo que a primeira e a última faixa sejam as mais escuras.

As cores escolhidas deverão atender as especificações abaixo descriminadas, de acordo com o código Munsell:

  • Amarela (5 Y 8/12);
  • Branca (N 9,5);
  • Laranja (2,5 YR 6/14);
  • Preta (N 1);
  • Vermelha (5 R 4/14);

biruta para heliponto

Biruta para Heliponto 

biruta

Biruta para Heliponto 

 

Equipamentos Contra Incêndio do Heliponto

Os equipamentos contra incêndio, variam de acordo com o peso suportado pelo heliponto.

Veja abaixo a relação de equipamentos obrigatórios em um heliponto:

Equipamentos Contra Incêndio do Heliponto
 PESO <= 4.500 KGPESO > 4.500 KG
HELIPONTO
NO
SOLO

04 EXTINTORES DE PÓ B:C
DE 20-B:C CADA UM;

02 EXTINTORES SOBRE RODAS DE
ESPUMA MECÂNICA DE 40-B
CADA UM.


04 EXTINTORES DE PÓ B:C
DE 20-B:C CADA UM;

01 EXTINTOR SOBRE RODAS DE
PÓ B:C DE 80-B:C;

02 EXTINTORES SOBRE RODAS DE ESPUMA MECÂNICA DE 40-B CADA UM.

HELIPONTO
ELEVADO

06 EXTINTORES DE PÓ B:C
DE 20-B:C CADA UM;

01 EXTINTOR SOBRE RODAS DE
PÓ B:C DE 80-B:C;

03 EXTINTORES SOBRE RODAS DE ESPUMA MECÂNICA DE 40-B CADA UM.


06 EXTINTORES DE PÓ B:C
DE 20-B:C CADA UM;

01 EXTINTOR SOBRE RODAS DE
PÓ B:C DE 80-B:C

05 EXTINTORES SOBRE RODAS DE ESPUMA MECÂNICA DE 40-B CADA UM.

*Nota: os extintores de pó devem ser compatíveis com a utilização conjunta com espuma.

Exemplo de uma construção onde abriga os equipamentos necessários para casos de emergência:

casa equip
 
  1. Extintor sobre rodas P 70Kg - Pó Químico Seco;
  2. Extintor sobre rodas ES 50L - Espuma Mecânica;
  3. Extintor 6Kg - CO²;
  4. Extintor 12 Kg - Pó Químico.
  5. Q. Comando & Reg. Brilho - Quadro de comando e de regulagem do brilho das luzes do heliponto;

Obs.: Também se faz necessário o uso de ferramentas de arrombamento, escadas articuladas, serra manual para metais e uma roupa de aproximação (macacão, luvas, etc).

Fases para Implantação de um Heliponto

Primeiramente devemos efetuar uma análise da área de construção, adequando a superfície, verificando a topografia do terreno e adjacências, empreendimentos locais e impacto na vizinhança. Após, determinamos as dimensões, a melhor "rampa" para pousos e decolagens, resistência do piso, obstáculos e interferências em outros helipontos ou aeródromos, definindo assim a viabilidade do projeto com base nas normas da ANAC. Com estes dados em mãos passamos à fase da análise e, caso atenda todos os requisitos, inicia-se o projeto.

Elaborado o projeto e com os documentos necessários, submetemos através de um requerimento aos órgãos homologadores a aprovação da construção do heliponto.

Aprovada a construção pela ANAC, iniciaremos o processo de construção. Quando finalizada a obra, informamos à ANAC e solicitamos a inspeção para a emissão da Portaria Operacional, liberando para uso.

Após a liberação para uso, ou seja, aberto ao tráfego, o heliponto passará a ser operado e explorado de acordo com o previsto pela Portaria de Funcionamento do mesmo, onde estabelece início e o término das operações diárias, número de pousos por dia e outras informações importantes a bem da segurança de vôo.

Basicamente, para a construção e implantação de operações aéreas em um heliponto, passamos pelas seguintes fases:

  1. Estudos e Viabilidade;
  2. Elaboração do Projeto;
  3. Autorização dos órgãos homologadores para a construção;
  4. Construção;
  5. Informar à ANAC o término da construção e solicitar vistoria para fins de emissão da Portaria de Funcionamento;
  6. Registro;
  7. Operação.

Obs.: A validade da Portaria de Funcionamento é de 10 anos. Recomendamos solicitar a renovação antes do término da validade com uma antecedência mínima de 90 dias.

Fatores que Influenciam na Implantação de um Heliponto

  1. Restrição a ruídos devido à proximidade com hospitais, escolas, creches e similares;
  2. Obstáculos tais como rede elétrica, edificações, topografia do terreno, antenas e outros que interfiram nas rampas de pouso e decolagem bem como na àrea que chamamos de área de transição (Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto);
  3. Interferências à aeródromos ou helipontos próximos;
  4. Áreas de Zoneamento, de acordo com o plano diretor da cidade.

Veja aqui a nova exigência da ANAC: "Elaboração do Plano Básico de Zona de Proteção de Heliponto!"

Fatores Importantes Após a Implantação de um Heliponto

  1. Manter os equipamentos de emergência sempre em condições de uso e de fácil acesso;
  2. Apenas atuar como atendente no heliponto pessoas que estejam capacitadas e treinadas para o tipo de atendimento;
  3. Manter as placas de advertência sempre legíveis e visíveis aos usuários;
  4. Manter o heliponto de acordo com o projeto original aprovado pela ANAC;
  5. Dar completa manutenção ao heliponto, quanto às marcas e sinalizações na área de pouso, indicador de vento operacional (biruta) e, se for noturno, em perfeitas condições de iluminação e balizamento;
  6. Elaborar um plano de emergência para casos fortuitos ou até para o caso de acidentes no local;
  7. Evitar a permanência de pessoas na área de pouso que não estejam envolvidas na operação;
  8. Os atendentes do heliponto deverão sempre orientar os usuários quanto o correto procedimento de embarque e desembarque para evitar acidentes no local.

Responsabilidades

O proprietário do heliponto é o responsável primário pela manutenção técnica e operacional do heliponto, respondendo perante a lei por infrações relacionadas ao heliponto.

O uso do heliponto é de exclusiva responsabilidade do Comandante da aeronave que deverá observar as condições de uso com base no Rotaer e nos NOTAMs emitidos para aquele heliponto, também podendo responder perante a lei por operar em desconformidade com as normas regulamentares da aviação brasileira.

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