Apresentação

PISTA DE POUSO E DECOLAGEM    -   HELIPONTOS   -   OBJETOS PROJETADOS NO ESPAÇO (OPEA)

Com o desenvolvimento e crescimento do número de aeronaves, em seus diversos tamanhos, pesos e tipos de operações, houve a necessidade de se elaborar regras importantes a bem da segurança dos tripulantes, passageiros, pessoas no solo e ao patrimônio. Salvo em condições excepcionais, não pode operar pousos e decolagens em pistas ou helipontos que não sejam  homologados/registrados  pela ANAC.

Pista de pouso e heliponto necessitam de uma área com dimensões e resistência do piso compatível com a maior aeronave a pousar no local, observando performances, rampas de pouso e decolagem, interferência em vizinhanças, obstáculos mais próximos, interferências em pistas de pouso e outros helipontos (ZPA), etc. Tudo isto está previsto em normas específicas emitidas pela ANAC e COMAER.

Mesmo tendo um número considerável de pistas (2.575) e helipontos (1.146) no Brasil, este número vem aumentando consideravelmente a cada ano e, com isto os projetos de pistas e helipontos, construção e implantação de uma pista ou heliponto devem seguir rigorosamente as instruções emanadas da ANAC e COMAER a bem da segurança de voo.

Quanto a objetos projetados no espaço aéreo (OPEA), tais como prédios, antenas e torres de transmissão, torres aeólicas, da mesma forma as normas do COMAER - Comando da Aeronáutica devem ser seguidas rigidamente para que não haja interferência no espaço aéreo, que venha a ter a mínima possibilidade de uma ocorrência que afete a segurança de voo. Antes de se implantar qualquer objeto que se projete no espaço, deve-se verificar se o mesmo não afeta o espaço aéreo em termos de segurança, elaborando o processo para se obter a devida autorização do órgão responsável competente. Há normas específicas para isto.

Assim surgiu a necessidade de empresas, tal qual a Airsoft Solutions, com o objetivo de orientar, assessorar, elaborar projetos, proceder com o processo da homologação, construção de helipontos e manutenção dos helipontos, pistas e objetos projetados no espaço.

A título de ilustração, temos em um raio de 300 Km a partir do marco ZERO da cidade de São Paulo - SP: 167 pistas de pouso e 589 helipontos homologados e registrados no cadastro regional de aeródromos do Brasil.

AIRSOFT SOLUTIONS - VOE COM SEGURANÇA - 20 anos no ar

Alguns de nossos clientes: c amil c medical c safra c santander c unifenas

Entre em contato

E-mail:
comercial@airsoft.com.br

Telefone:
(11) 2221-0316
(11) 9 7096-9898

Sobre a Airsoft Solutions

Somos uma empresa focada no desenvolvimento de soluções relacionadas à área da aviação tendo como diferencial a facilidade de uso dos nossos produtos e o atendimento personalizado.